Essa frase foi uma expressão usada pelos teóricos burgueses do Iluminismo, no século XVIII, sendo críticos do sistema vigente da época conhecido por Antigo Regime, onde o monarca mandava de forma absoluta, alicerçado pelo primeiro estado, composto pelo clero e pelo segundo estado, composto pelo nobreza.
O camponês carrega a Igreja e a Aristocracia nas costas.
Características
básicas:
Racionalismo;
Cientificismo;
Antiabsolutismo;
Anticlericalismo;
Defesa
das liberdades individuais.
Muitos reis absolutos temendo a perda de seus poderes seus poderes decidiram aderir ao seu estilo de governo a forma racional de justificá-lo, tornando-se DÉSPOTAS ESCLARECIDOS.
Podemos citar alguns teóricos:
- John Locke: pai do Iluminismo, defende a razão e condena o absolutismo.
- Montesquieu: dividiu os poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário. Sua tendência era para uma Monarquia moderada.
- Rousseau: o soberano governa de acordo com o povo através de uma democracia.
- Voltaire: defendia a igualdade jurídica.
- Diderot e D'alambert: Enciclopedistas; o conhecimento deveria chegar a todos.
O Iluminismo chega também à educação, onde defendiam uma educação gratuíta e obrigatória, leiga, ou seja, sem interferência religiosa e científica.
Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa;
Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.